Página inicial > Segurança > Utilizar o IPsec > Introdução ao IPsec

Introdução ao IPsec

O IPsec (Internet Protocol Security, segurança do protocolo de Internet) é um protocolo de segurança que utiliza uma função opcional de protocolo de Internet para evitar a manipulação de dados e garantir a confidencialidade dos dados transmitidos como pacotes IP. O IPsec encripta os dados transportados pela rede, como dados de impressão enviados de computadores para uma impressora. Como os dados estão encriptados ao nível da camada da rede, as aplicações que utilizam um protocolo de nível superior utilizam IPsec, mesmo se o utilizador não estiver consciente da sua utilização.

O IPsec suporta as seguintes funções:

  • Transmissões IPsec

    De acordo com as condições de definição de IPsec, o computador ligado à rede envia dados para o dispositivo especificado e recebe dados do mesmo utilizando IPsec. Quando os dispositivos começam a comunicar utilizando IPsec, são primeiro trocadas chaves utilizando IKE (Internet Key Exchange, troca de chaves da Internet) e depois os dados encriptados são transmitidos utilizando as chaves.

    Além disso, o IPsec possui dois modos de funcionamento: o modo de transporte e o modo de túnel. O modo de Transporte é utilizado principalmente para comunicações entre dispositivos, enquanto o modo Túnel é utilizado em ambientes do tipo VPN (Virtual Private Network).

    image

    Para transmissões IPsec, são necessárias as seguintes condições:

    • Um computador ligado à rede e que consiga comunicar utilizando IPsec.
    • O equipamento está configurado para comunicação IPsec.
    • O computador ligado ao equipamento está configurado para ligações IPsec.
  • Definições de IPsec

    Definições que são necessárias para as ligações com IPsec. Estas definições podem ser configuradas através da Gestão Baseada na Web.

    image

    Para configurar as definições de IPsec, é necessário utilizar um browser num computador que esteja ligado à rede.

Esta página foi útil?