Utilizar o ARP para configurar o endereço IP

Se não puder utilizar o BRAdmin e se a sua rede não utilizar um servidor DHCP, pode utilizar o comando ARP. O comando ARP está disponível em sistemas Windows® com o TCP/IP instalado, bem como em sistemas UNIX®. Para utilizar o ARP, introduza o seguinte comando na linha de comandos:
arp -s enderecoip enderecoethernet
Em que enderecoethernet corresponde ao endereço Ethernet (endereço MAC) do servidor de impressão e enderecoip corresponde ao endereço IP do servidor de impressão. Por exemplo:
Sistemas Windows®
Os sistemas Windows® requerem a utilização do carácter hífen "-" entre cada dígito do endereço Ethernet.
arp -s 192.168.1.2 00-80-77-31-01-07
Sistemas UNIX®/Linux®
Tipicamente, os sistemas UNIX® e Linux® requerem a utilização do carácter dois pontos ":" entre cada dígito do endereço Ethernet.
arp -s 192.168.1.2 00:80:77:31:01:07
Nota Nota
Tem de estar no mesmo segmento Ethernet (ou seja, não pode existir um router entre o servidor de impressão e o sistema operativo) para utilizar o comando arp -s.
Se existir um router, pode utilizar o BOOTP ou outros métodos descritos neste capítulo para introduzir o endereço IP. Se o Administrador tiver configurado o sistema para atribuir endereços IP via BOOTP, DHCP ou RARP, o servidor de impressão Brother pode receber um endereço IP de qualquer um destes sistemas de atribuição de endereços IP. Nesse caso, não terá de utilizar o comando ARP. O comando ARP só funciona uma vez. Por motivos de segurança, uma vez configurado o endereço IP de um servidor de impressão Brother através do comando ARP, não pode utilizar o comando ARP novamente para alterar o endereço. O servidor de impressão ignorará qualquer tentativa de o fazer. Se quiser alterar novamente o endereço IP, utilize o TELNET (através do comando SET IP ADDRESS) ou reponha os valores de fábrica no servidor de impressão (o que lhe permitirá utilizar novamente o comando ARP).
Para configurar o servidor de impressão e verificar a ligação, introduza o comando ping enderecoip, em que enderecoip corresponde ao endereço IP do servidor de impressão. Por exemplo, ping 192.189.207.2.