Usando o ARP para configurar o endereço IP

Se não puder utilizar o aplicativo BRAdmin e se a sua rede não utilizar um servidor DHCP, é possível também utilizar o comando ARP. O comando ARP está disponível em sistemas Windows® com o TCP/IP instalado, assim como nos sistemas UNIX®. Para utilizar o ARP, digite o seguinte comando na linha de comandos:
arp -s ipaddress ethernetaddress
ping ipaddress
Onde ethernetaddress é o Endereço MAC (Endereço Ethernet) do servidor de impressora e ipaddress é o endereço IP do servidor de impressora. Por exemplo:
Sistemas Windows®
Os sistemas Windows® requerem o caractere hífen “-” entre os dígitos do Endereço MAC (Endereço Ethernet).
arp -s 192.168.1.2 00-80-77-31-01-07
ping 192.168.1.2
Sistemas UNIX®/Linux
Normalmente, os sistemas UNIX® e Linux requerem dois-pontos “:” entre os dígitos do Endereço MAC (Endereço Ethernet).
arp -s 192.168.1.2 00:80:77:31:01:07
ping 192.168.1.2
Observação Observação
Você deverá estar no mesmo segmento de Ethernet (isto é, não deverá haver um roteador entre o servidor de impressora e o sistema operacional) para utilizar o comando arp –s.
Se houver um roteador, você poderá usar o BOOTP ou outros métodos descritos neste capítulo para inserir o endereço IP. Se seu administrador tiver configurado o sistema para distribuir os endereços IP usando BOOTP, DHCP ou RARP, seu servidor de impressora Brother pode receber um endereço de IP de qualquer um desses sistemas de alocação de endereço IP. Nesse caso, você não necessitará utilizar o comando ARP. O comando ARP só funciona uma vez. Por motivos de segurança se você tiver configurado com sucesso o endereço de IP de um servidor de impressora Brother utilizando o comando ARP, você não poderá utilizar o comando ARP novamente para alterar o endereço. O servidor de impressora ignorará qualquer tentativa de fazer isso. Se você quiser alterar novamente o endereço de IP, utilize um Gerenciamento via Web (navegador da web), o TELNET (utilizando o comando SET IP ADDRESS) ou faça o reset do servidor de impressora para as configurações de fábrica (isso lhe permitirá utilizar novamente o comando ARP).